O Caminho de Luz é um centro espírita virtual, onde as principais atividades comuns são aplicadas online. Há atividades fora do virtual, porém a sua maioria acontece online.

Oficialmente fundado em 09/05/2005, abraçamos diversas ideologias religiosas e o principal foco é o espiritismo. Todos têm em mente que é preciso sempre seguir os passos do Mestre Jesus, que Deus é um só e que as religiões, apesar de diferentes, nos levam a uma única direção: O bem, o amor e consequentemente, nosso progresso espiritual. O Caminho de Luz está fundamentado no Amor Fraterno.

Apenas no Facebook somos a FRATERNIDADE CAMINHO DE LUZ.

Fraternidade Caminho de Luz
Siga a Comunidade no Facebook!
Curta o Caminho de Luz para receber nossos informativos!

Ainda no Facebook temos o grupo Caminho de Luz, acesse:
https://www.facebook.com/groups/fcaminhodeluz/

Dividimos nossas atividades entre Osasco – SP e São Paulo – SP.

Esse é o endereço de Osasco:
[mapsmarker marker=”5″]

 


 

Nossa História:

No início, alguns amigos entravam na sala de bate-papo do UOL, frequentávamos a sala Espiritismo, aberta no grupo Criadas por assinantes logo após a sala passou a se chamar Ajuda Espiritual. Isso era por volta do ano de 1999.

Logo em seguida passamos a abrir a sala com o nome de Socorro Espiritual e durante alguns anos assim permaneceu. A proposta da sala era prestar um suporte aos que vinham buscar ajuda. As pessoas queriam desabafar ou buscavam paz, palavras amigas, orientações e orações. Nessa época não havia uma organização oficializada nem um site, apenas nos reuníamos como um grupo de amigos e fazíamos o que nosso coração determinava: A Caridade na sala de bate-papo. A ajuda era real, muitos contavam seu testemunho, que chegavam muito mal, querendo desabafar os problemas e conflitos vividos e com muita paciência, os ouviram, orientaram e conseguiram consolá-los. Nesse mesmo objetivo, assim fazíamos a todos que ali chegavam.

Com o tempo, poucos amigos permaneceram, excelentes amizades ficaram, e muitos outros amigos que frequentavam a sala passaram a não vir mais, pois outras formas de comunicação vieram e assim nos afastamos da sala de bate-papo do UOL.

Passamos pelo site grupos.com.br, e-mail do Yahoo Grupos, MSN ou Live e páginas do MSN, Chat Browser e Loquax, Paltalk e Skype. Além do bate papo, promovíamos estudos e orações pelo bate-papo. Nessa época também ensaiamos criar uma página de internet, porém encontramos muitas dificuldades e não prosseguimos.

Por diversos motivos pessoais e principalmente falta de tempo, o destino fez com que mantivéssemos apenas as amizades pelos aplicativos de relacionamento como o MSN na época. E a sala de bate-papo não era mais aberta, não fazíamos mais orações e nenhum estudo.

Após alguns anos, movido pela saudade e bem estar que a sala de bate-papo nos promovia, falávamos sobre reabrir a sala de bate-papo do UOL, mas na época sugerimos outro nome, foi então que veio o nome Caminho de Luz.

No dia 09/05/2005 fundávamos o Caminho de Luz!

Novamente mantínhamos a mesma proposta, semanalmente, no mesmo horário, duas ou três vezes por semana, fazíamos a recepção de todos, contávamos nossa proposta e então fazíamos orações e atendimento espiritual a todos que nos procuravam.

Fomos aprimorando quando outros amigos nos deram suporte. Então além da oração e estudo, passamos a fazer como num centro espírita: O atendimento de Orientação Fraterna que chamamos de Ajuda Fraterna.

Fraternidade Caminho de Luz

Criamos o site www.fraternidadecaminhodeluz.com.br e inserimos ali conteúdo sobre o evangelho no lar, psicografias recebidas por amigos médiuns, links para downloads de livros espíritas e instruções para a realização de Ajuda Fraterna. O site levou a palavra fraternidade no início porque o nome caminhodeluz.com.br já estava em uso. No bate-papo do UOL não cabia muitos caracteres para criar uma sala, então ali permanecia Caminho de Luz.

A espiritualidade de luz passou a se manifestar, então veio outras psicografias, o evangelho realizado pelos próprios espíritos e algumas orientações que nos ajudavam nos atendimentos prestados.

Novamente com o passar do tempo, fomos tendo a dificuldade de manter a sala de bate-papo aberta, porque contávamos com poucos amigos que se punham como trabalhadores e assumiam a responsabilidade de pontualmente estarem presentes. Então a sala de bate-papo deixou de existir.

Em 2008 marcamos presença no orkut e na mesma época passamos a realizar ações fora da internet, passamos a realizar Ações Sociais. Convidávamos os trabalhadores e público que participava a colaborar e ir visitar os locais escolhidos. Mantínhamos o atendimento após a divulgação do nosso trabalho no grupo do orkut. Ali realizávamos estudos, orações e então também passamos a dividir algumas atividades no Skype.

Toda a espiritualidade já tinha se apresentado e contado sua história, foi então que passamos também a receber a orientação que faríamos o nosso primeiro Retiro Espiritual. Foi maravilhoso, todos os mentores vieram e realizaram várias dinâmicas sempre sob o tema Autoconhecimento. O retiro espiritual durou doze horas. Aconteceu na praia e marcou para sempre nossas vidas.

Natural de ser… Os amigos passaram a seguir outros caminhos, alguns foram para a umbanda enquanto outros deixaram de participar. Ficamos apenas com o site no ar, e todas as postagens no grupo do orkut. Mantínhamos apenas entre 3 amigos algumas poucas reuniões pelo Skype e muitas ligações telefônicas e MSN. Os atendimentos ficaram também bem escassos.

E então após essa fase, outros amigos vieram, houve bastante trabalho de oração e estudo para auxílio para nós mesmos, pois enfrentávamos uma dificuldade espiritual. Nos víamos abalados emocionalmente, mas sempre amparados por todo o amor da espiritualidade.

Houve o estudo para a adaptação dos novos amigos para mantermos o trabalho.

Entramos então para a era Facebook. Criamos toda uma estrutura semelhante para a divulgação de nosso trabalho e então veio diversos novos amigos.

Entramos também no Twitter, porém apenas criamos a estrutura e o foco principal de atuação se tornou mesmo o Facebook e o site.

O Orkut encerrava-se e permanecíamos apenas com Twitter, Skype, Facebook e o site.

A fase difícil terminava, estávamos todos bem, participamos de diversos estudos e adquirimos boa experiência com a espiritualidade e também com as Ações Sociais realizadas.

Uma nova direção espiritual passou a ter a Fraternidade Caminho de Luz, desacelerávamos os atendimentos e nos focávamos em Ações Sociais. Passamos a realizar 6 ou mais Ações Sociais por ano, mas nem todas tínhamos o hábito de registrar.

A partir do ano 2013 passamos a contar com a ajuda para as Ações Sociais, dos colaboradores da empresa onde trabalhávamos e vimos que sempre conseguíamos realizar com sucesso nossas metas de arrecadações.

Semanalmente mantínhamos as orações, evangelho dos espíritos. E anualmente os quatro retiros espirituais e quatro Ações Sociais.

O ano de 2013 foi o ano onde ocorreram muitas Ações Sociais, sete no total, utilizamos bastante esse logotipo acima para divulgações do nosso trabalho, afinal precisávamos de muito patrocínio para que todas as Ações Sociais fossem sempre realizadas. Por bastante tempo utilizamos o logotipo acima, imprimimos camisetas com essa foto da Fraternidade Caminho de Luz e ainda as utilizamos quando vamos para uma Ação Social ou algum outro evento como foi em 2014 para a gravação de uma entrevista na TV Osasco.

Em 2015 entramos para o WhatsApp e no grupo criado, tínhamos a oportunidade de colher os nomes para os pedidos de orações e também realizar estudo por ali, tudo era novidade e graças a Deus deu tudo certo!

Caminho de Luz - Logotipo

No início o Caminho de Luz levou o nome Fraternidade Caminho de Luz e levou o nome Fraternidade porque o único domínio livre para venda na época era esse, pois o domínio Caminho de Luz já estava registrado por outra pessoa. Em 2015 houve a desistência por parte do antigo dono do site do Caminho de Luz e então houve a oportunidade de comprarmos o nome do domínio Caminho de Luz e o site passava então a ser www.caminhodeluz.com.br. Também alteramos o logotipo, e a foto acima passou a ser o novo logotipo do site do Caminho de Luz.

Hoje em dia (2016) nossas atividades permanecem semanalmente com orações.
Uma vez por mês há o Evangelho dos Espíritos.
Atendimento de Ajuda Fraterna para orientação espiritual.
Anualmente realizamos quatro Ações Sociais e quatro Retiros Espirituais.

Que Deus abençoe o nosso trabalho e a todos
que são simpatizantes com o
Caminho de Luz!